O FREGUÊS DAS FAZENDAS

Monday, December 03, 2007

As nossas águas

O Mirante
SECÇÃO: Sociedade
"Almeirim não fez as análises obrigatórias
Em Almeirim, a população não sabe se bebeu água com arsénio acima dos valores permitidos porque a câmara municipal não fez nenhuma das análises obrigatórias para este parâmetro. A situação está espelhada no Relatório Anual do Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR) referente a 2006 que foi apresentado recentemente.
O município arrisca-se agora a uma contra-ordenação no âmbito do Decreto-Lei nº 243/2001 de 5 de Setembro que prevê coimas para o incumprimento na realização de análises à água que podem ir de 449 euros a 44.891 euros.
O município devia ter feito três análises relativas ao arsénio em Almeirim, quatro em Fazendas e uma nas localidades de Raposa, Benfica do Ribatejo e Paço dos Negros.
O presidente da Câmara de Almeirim, José Sousa Gomes (PS), desculpa-se com o laboratório a quem o município tinha contratado a realização de análises. “Se não foram feitas foi porque o laboratório assim o entendeu”, realça. Entretanto a autarquia já mudou de laboratório e neste momento as análises à água da rede do concelho estão a ser feitas pela A.Logos (Associação para o Desenvolvimento de Assessoria e Ensaios Técnicos) em Abrantes."

Coment do autor do blog
Simplesmente genial a resposta do Sr. Presidente da Câmara