O FREGUÊS DAS FAZENDAS

Thursday, October 25, 2007

No reino da balbúrdia só disto acontece

Extinção da ALDESC deixa 28 trabalhadores no desemprego.
O futuro profissional dos 28 trabalhadores dos quadros da ALDESC é agora uma incógnita.
Tal como avançamos na última edição, a Câmara de Almeirim aprovou a extinção da empresa municipal na reunião privada da passada segunda-feira, 22 de Outubro, mas o executivo ainda está a estudar uma solução para colocar os empregados que asseguravam o funcionamento dos equipamentos públicos que a empresa geria.
A hipótese de abrir concurso público ao qual os funcionários poderão concorrer é uma das hipóteses, embora nada tenha ficado decidido na reunião.
Segundo informações fornecidas pelo executivo do PS aos vereadores da oposição, a empresa tinha 28 trabalhadores no quadro, 25 na parte desportiva e três no sector da cultura, além de 11 colaboradores em regime de prestação de serviços, mas sem contrato de trabalho.
A extinção da ALDESC, que estava numa grave situação financeira, foi avançada de surpresa pelo executivo do PS, face ao novo enquadramento jurídico que vai reger as empresas municipais. A proposta acabou por passar com os quatro votos dos vereadores socialistas e do vereador do PSD; o vereador e ex-presidente do conselho de administração (CA) da empresa, Francisco Maurício votou contra e a vereadora da CDU, Manuela Cunha, optou pela abstenção. “Ao longo de todos estes anos, fui quem mais criticou e chamou a atenção para a inutilidade da ALDESC, mas vi-me na obrigação de me abster por consideração à situação laboral dos trabalhadores”, explicou a vereadora.
O presidente Sousa Gomes e os vereadores Pedro Ribeiro e José Carlos Silva, actuais membros do CA da empresa, participaram na votação depois de ter sido distribuído um parecer favorável do consultor jurídico da autarquia.
"O Ribatejo ON-LINE de 2007/10/24".