O FREGUÊS DAS FAZENDAS

Wednesday, May 02, 2007

Vinho&Zurrapa XV

Publicado no jornal "O Almeirinense" de 2007/05/01

O Vinho
Quatro virtudes cardiais
Provavelmente todos já admiramos as belas estátuas do Mestre Escultor Euclides Vaz, colocadas na fachada do Tribunal de Santarém.
Significam as quatros virtudes cardiais; Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança.
Prudência: O réptil, simboliza a velha fábula, em que a serpente morde o imprudente, que a tinha aquecido e aconchegado e o espelho simboliza, ver para trás, coloca o passado no presente para lhe servir de ponderação.
Justiça: A balança, representa o juízo final e a espada o poder executivo que faz executar a justiça.
Fortaleza: O vigor da figura com a moca, simboliza a fortaleza moral e inteireza de carácter.
Temperança: A mulher deita água no vinho.
Possuindo estas virtudes, estamos perante um homem virtuoso, catolicamente perante um fiel seguidor, que procura a santidade, essa deve ser a busca de todo o católico, o que não significa que mesmo seguindo todos os mandamentos, se chegue a Santo.
Notas:
1- Da próxima vez que passarem pelo campo Sá da Bandeira, contemplem a obra.
2- Na vida sigamos as virtudes.

A Zurrapa
A liderança que Almeirim perdeu!
Na CULT e sobretudo no projecto Águas do Ribatejo, um projecto com cerca de 3 anos, que ficou “conhecido” pelo elevado número de “ broncas que o envolveu”.
Sinais do fracasso é desde logo o facto de nele não participarem quatro dos maiores concelhos da CULT, a saber: Azambuja, Rio-Maior, Santarém e Cartaxo.
Estes Municípios já seguiram outros caminhos, tendo em conta o interesse exclusivo dos seus munícipes.
Os restantes municípios estão no nosso barco, a naufragar, até quando?
Será que nos resta apenas “ a ameaça” de ter de pagar as indemnizações “chorudas” aos privados? Será que mais uma vez não haverá responsáveis pelo claro “falhanço”, com graves prejuízos para as populações?
Um outro sinal de que estamos a deixar fugir o “pelotão”, é o facto de alguns municípios da CULT, fora dela, se organizarem para criar parques de negócios e sobretudo captar fundos comunitários para construção de escolas.
Porque fica Almeirim de fora destes projectos? Será que não precisa de novos parques de negócios e novas escolas? Não terá Almeirim, crianças com aulas em contentores?
Por último e para não alongar, temos o facto de o Sr. Presidente da CULT ( J.J.G. de Sousa Gomes), “ter sido preterido” como representante da região na Comissão do Novo Aeroporto da Ota, tendo sido escolhido para desempenhar essa função o presidente da Câmara de Rio Maior ( Dr. Silvino Sequeira).
Os outros, que até são nossos amigos, camaradas solidários, que até vêm cá comer uma “sopinha da Pedra” em jantares de apoio a camaradas contra camaradas, estão só a “deixar-nos” a milhas, e bem, porque eles foram eleitos para defender os seus municípios, não embarcando em”projectos fracassados desde a liderança à base”.
Uma questão final: Será que alguma vez se saberá qual o real prejuízo para as populações do “falhado projecto Águas do Ribatejo”?