O FREGUÊS DAS FAZENDAS

Wednesday, August 01, 2007

De férias na Charneca

Publicado no jornal " O Almeiririnense" de 2007/08/01.
De férias na Charneca
1.
A Festas da Charneca, religiosa ou pagã.
O cartaz dos artistas:
Vemos e notamos que em qualquer das opções para “estas festas” há um nome que se destaca, o do padroeiro da nossa Freguesia S. José! Não certamente pelo “cachet” mas sim como uma “operação de marketing” no seu pior.
Mas o que faz no meio dos demais, o nome do nosso padroeiro, com direito a fotografia nos cartazes afixados, nos estabelecimentos comerciais? A questão é muito simples e revela a pouca ou nenhuma sensibilidade para o modo de sentir das pessoas.
Pode haver festas com carácter pagão e religioso, mas se são de carácter religioso devem ter um pouquinho mais de dignidade, que aquela que nos é apresentada.
Agora ainda mais a sério, será que isto só mete confusão a esta cabecinha?
O religioso e o pagão misturam-se assim? Não haverá fronteiras entre um e outro?
Das minhas crenças não falo muito, como dizia Gandi “ a minha religião é um assunto meu e do meu Deus”.
Mas o meu coração está na Igreja Católica, participo em algumas actividades desta comunidade. A Festa de S.José, nosso padroeiro, faz-se a 19 de Março, Missa, Procissão, eu participo.
A Festa das Fazendas no fim de Julho, no Campo da Bola com várias actividades, artistas e tasquinhas, eu participo.
Mas em misturadas para “esconder” outras situações não contem comigo.
2.
Gostava de vos deixar ainda uma malagueta (picante).
A propósito da cerimónia da entrega dos equipamentos adquiridos com a acção de beneficência de Cristina Branco à CRIAL. Na foto do nosso Jornal aparece o Sr. Presidente da Câmara que participou na cerimónia.
Uma questão.
Será que confessou o seu arrependimento a Cristina Branco, por alguns dias antes ter proposto ao Grupo PS da Assembleia Municipal, que não aprovasse a proposta de recomendação à Câmara de louvor à artista pela sua acção e reconhecimento no engrandecimento de Almeirim?
Tendo o Grupo do PS se oposto com determinação, a esta orientação, do Sr. Presidente da Câmara, aprovando a recomendação, tendo sido determinante a posição favorável do deputado municipal Domingos Martins no reconhecimento do mérito desta artista da cultura de Almeirim e de Portugal.
Ficava bem ao Sr. Presidente da Câmara num acto de humildade, reconhecer o seu erro e pedir desculpa aos Almeirinenses, mas isto bem sei que é pedir demais!
Continuação de boas férias e que a água não falte .....ou que o seu preço a pagar pelos cidadãos não aumente abusivamente, para satisfação de interesses exclusivamente particulares, com o novo projecto “Águas do Ribatejo”.
Já é tempo de quem comete erros ..assumir esses erros!

Cumprimentos do
Vítor Figueiredo
De férias na Charneca.