O FREGUÊS DAS FAZENDAS

Monday, June 18, 2007

Vinho & Zurrapa XVIII

Publicadono jornal "O Almeirinense" de 2007/06/15.

O Vinho
O Pincel

De Paço dos Negros ou melhor do “Condado” para o mundo, o “blog” “o-pincel.blogspot.com” criado em Janeiro do corrente ano, tem-se mostrado um verdadeiro caso de estudo, pelo sucesso alcançado entre os navegadores locais da net, (bloguistas).
Com 18.622 visitas à hora que escrevo, deve o seu sucesso essencialmente à criatividade do(s) autor(es), ao trazer a lume assuntos e polémicas do lugar, freguesia e concelho, ou seja do “Condado e Arredores” e à colaboração mais ou menos frequente de alguns colaboradores anónimos.
Também a destacar a presença assídua do Dr. Manuel Evangelista, também colaborador do “Almeirinense”, com as inúmeras histórias e lendas da Ribeira de Muge, recolhidas junto dos anciãos e anciãs locais, algumas dessas histórias publicadas em livro e no jornal e que nos fascinam sempre, pois são o espelho da nossa herança cultural.
O divertimento é quase sempre certo.
Pode-se agora dizer, que para estar informado sobre tudo da terra, além dos cafés, bola, missas e funerais há “O Pincel”.

A Zurrapa
Equipamentos de “Parque Infantil” na minha freguesia.
Cerca de sete mil habitantes, três lugares (Fazendas, Paço e Marianos), tem a minha freguesia este conjunto de brinquedos em espaço público para as crianças (1):
- Dois balancés (um deles partido),
- Um escorrega com um metro de comprimento por meio metro de altura e
- Uma casinha de madeira bastante danificada.
Havia ainda no local onde se encontram estes brinquedos (Praça Guilherme Alves Botas, em Fazendas), um cavalinho com mola.
A mola partiu-se e o cavalinho não mais voltou, desde o último mandato autárquico.
Em 2005, numa reunião onde estavam presentes os Senhores Presidentes da Junta de freguesia de Almeirim e de Fazendas de Almeirim, o individuo que está a escrever isto, chamou a atenção do primeiro para o facto de o peixinho com mola dos Charquinhos estar partido, passadas duas ou três semanas estava arranjado. Chamou de igual modo a atenção do segundo para o facto do cavalinho estar partido e , e , e… não preciso de dizer mais.
No preciso local deste “Parque Infantil”, existem ainda umas colunas em cimento, das quais ainda hoje não percebo a utilidade e conveniência da sua implantação, numa zona de brincadeiras de crianças.
Temos ainda um bebedouro, partido desde a sua construção e inacessível, sem ajuda ou escadotes ás crianças a que se destina o dito “Parque Infantil”.
Na Praça existem ainda uns sanitários, outra vez fechados e imundos, agora sem actos de vandalismo.
Haverá agora, outra desculpa para o desleixo dos responsáveis, esperem e verão.
Paço dos Negros e Marianos ainda não têm o “privilégio” de ter tão “bons” equipamentos como este de Fazendas.
Nota 1.
A responsabilidade legal, da construção destes equipamentos pertence ás Câmaras Municipais e a manutenção ás Juntas de Freguesia.
Cumprimentos do
Vítor Figueiredo