O FREGUÊS DAS FAZENDAS

Monday, August 20, 2007

De férias na Charneca

Eu a pensar que iria passar umas merecidas férias aqui na Charneca….eis que resolve Sr. Presidente da Câmara brindar-me com mais um “subsídio de férias”.
No ano passado, por esta altura, pedindo a minha demissão de Presidente da Ordem dos Advogados - Delegação de Almeirim.
Este ano, pedindo a minha prisão.
Nem imagino o que trará o Verão de 2008.
Isto a propósito do artigo da edição anterior deste jornal, em que disse que não era intenção do Sr. Presidente que o grupo do PS na Assembleia Municipal aprovasse a proposta de recomendação de atribuição da medalha de mérito municipal à artista Almeirinense, Cristina Branco.
Fui confrontado imediatamente após a publicação, com o facto de ser intenção do Sr. Presidente levar o assunto para Tribunal, por não ter ocorrido aquela situação.
O que me oferece dizer:
Podem bem esperar sentados ...como diz o Povo, porque não contem comigo para a vitimização, tão do agrado de alguns políticos, mas que esconde sempre aqueles tiques de autoritarismo, para além que há coisas muito mais importantes como o cumprir com os compromissos assumidos - é sempre bom ter memória !
É bom que se lembrem que do facilitismo nascem sempre opções falsas! Por isso estamos com alguma curiosidade sobre a "tal vitória" - que fez constar até por sms para alguns cidadãos de Almeirim, sobre as "novas ou serão velhas Águas do Ribatejo”. Pelo que até agora julgo saber, é com muita apreensão que vejo "renascer das cinzas uma proposta bem pior que a anterior".
Bem sei que o compromisso público do Sr. Presidente Câmara é o de que o preço da água e restantes componentes apenas irão "subir de acordo com a taxa de inflação ", a ver vamos, cá estaremos para com lealdade e firmeza agir de acordo com os direitos e deveres de todo o cidadão interessado pelo bem estar social da população da sua terra!
“Errar é humano", mas só não erra quem não faz nada.
Acontece que no último artigo referi que o Sr. Presidente "teria proposto que não se aprovasse a proposta de recomendação à Câmara de um louvor a Cristina Branco" parece, segundo fui informado pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara que o Sr. Presidente votou favoravelmente na sessão de câmara a proposta apresentada pelo Vereador, Dr Francisco Maurício, para a concessão da medalha de honra a esta cidadã de Almeirim.
Para alguns, fica sempre aquele gesto de "enfadonho" em Assembleia Municipal, aquando da discussão da recomendação, mas foi certamente apenas e só um "gesto de enfado" que nada tinha a ver com o assunto em discussão, apesar de logo de seguida o Sr. Deputado Municipal Domingos Martins ter feito uma intervenção, isso foi apenas e só para "dissipar quaisquer dúvidas quanto ao sentido de voto", estou certo que assim foi.
De qualquer modo aqui fica uma pequena nota, até hoje Cristina Branco apenas e só actuou uma vez, isso mesmo, uma única vez, em festejos camarários e isto traz à memória, que por exemplo este ano tivemos na festa da Cidade, um outro grande artista, o Mikael Carreira, que tem um cachet de 22.000 euros.
Na verdade não acredito que o Sr. Presidente se sinta ofendido, até porque tem mais coisas com que se preocupar e como diz Mário Soares “ Não ofende quem quer, mas quem pode” e como é público o autor do artigo há muito que é “perseguido pelo Sr. presidente, apenas e só, porque não comunga das suas politicas!”
Mas em democracia as coisas são como são e não há verdades políticas absolutas. Agora mandar recados a ameaçar com Tribunal, isso não lhe fica nada bem.
Mas, o que pretende o Sr. Presidente ao mandar para Tribunal?
Mandar-me para a prisão? Deixando os meus filhos com fome?
Certamente que não.
Conseguir que lhe pague uma indemnização?
Obviamente que não precisa nem quereria meu dinheiro, nem que fosse para atribuir a uma Instituição do Concelho, uma vez que ficaria melhor visto, dando dinheiro seu e não o meu.
A resposta parece ser só uma aos olhos de todas as pessoas.
O Sr. Presidente pretende um julgamento de modo a tirar dividendos políticos.
Mas para quê?
Para me calar?
Mas os julgamentos por delitos de opinião não existem em democracia, nem o Tarrafal!
Para descredibilizar o Vítor ex-presidente da Junta de Fazendas de Almeirim ou o militante Socialista?
Não vale a pena Sr. Presidente, porque não tenho qualquer aspiração politica, muito menos ficar com o seu lugar, aliás parece que tem tanto medo de mim, só porque o tenho desafiado a cumprir os seus compromissos?
Ou será apenas para desviar as atenções dos Almeirinenses daquilo que se passa na Câmara?
Parece- me que sim.
Mas para essa festa, como já devia saber eu não dou.
Sem outra alternativa e como dizem os americanos, “See you in the Court!”

Wednesday, August 01, 2007

De férias na Charneca

Publicado no jornal " O Almeiririnense" de 2007/08/01.
De férias na Charneca
1.
A Festas da Charneca, religiosa ou pagã.
O cartaz dos artistas:
Vemos e notamos que em qualquer das opções para “estas festas” há um nome que se destaca, o do padroeiro da nossa Freguesia S. José! Não certamente pelo “cachet” mas sim como uma “operação de marketing” no seu pior.
Mas o que faz no meio dos demais, o nome do nosso padroeiro, com direito a fotografia nos cartazes afixados, nos estabelecimentos comerciais? A questão é muito simples e revela a pouca ou nenhuma sensibilidade para o modo de sentir das pessoas.
Pode haver festas com carácter pagão e religioso, mas se são de carácter religioso devem ter um pouquinho mais de dignidade, que aquela que nos é apresentada.
Agora ainda mais a sério, será que isto só mete confusão a esta cabecinha?
O religioso e o pagão misturam-se assim? Não haverá fronteiras entre um e outro?
Das minhas crenças não falo muito, como dizia Gandi “ a minha religião é um assunto meu e do meu Deus”.
Mas o meu coração está na Igreja Católica, participo em algumas actividades desta comunidade. A Festa de S.José, nosso padroeiro, faz-se a 19 de Março, Missa, Procissão, eu participo.
A Festa das Fazendas no fim de Julho, no Campo da Bola com várias actividades, artistas e tasquinhas, eu participo.
Mas em misturadas para “esconder” outras situações não contem comigo.
2.
Gostava de vos deixar ainda uma malagueta (picante).
A propósito da cerimónia da entrega dos equipamentos adquiridos com a acção de beneficência de Cristina Branco à CRIAL. Na foto do nosso Jornal aparece o Sr. Presidente da Câmara que participou na cerimónia.
Uma questão.
Será que confessou o seu arrependimento a Cristina Branco, por alguns dias antes ter proposto ao Grupo PS da Assembleia Municipal, que não aprovasse a proposta de recomendação à Câmara de louvor à artista pela sua acção e reconhecimento no engrandecimento de Almeirim?
Tendo o Grupo do PS se oposto com determinação, a esta orientação, do Sr. Presidente da Câmara, aprovando a recomendação, tendo sido determinante a posição favorável do deputado municipal Domingos Martins no reconhecimento do mérito desta artista da cultura de Almeirim e de Portugal.
Ficava bem ao Sr. Presidente da Câmara num acto de humildade, reconhecer o seu erro e pedir desculpa aos Almeirinenses, mas isto bem sei que é pedir demais!
Continuação de boas férias e que a água não falte .....ou que o seu preço a pagar pelos cidadãos não aumente abusivamente, para satisfação de interesses exclusivamente particulares, com o novo projecto “Águas do Ribatejo”.
Já é tempo de quem comete erros ..assumir esses erros!

Cumprimentos do
Vítor Figueiredo
De férias na Charneca.