O FREGUÊS DAS FAZENDAS

Thursday, February 15, 2007

Zurrapa

Publicado no Jornal "O Almeirinense" em 2007/02/15

Com esperança nos cascos ainda por abrir, desta vez só:

Zurrapa

A resposta do Sr. Presidente da Câmara.

Á notícia da divulgação de uma acta de um júri, que classifica a sua Chefe de Gabinete de ”arrogante e incapaz de assumir funções de chefia”.
Sobre a D. Rosa já exprimi a minha posição e continuo a achar-lhe que tem raça, tanto mais que “descascou” o júri do concurso. Aliás é altura das solidariedades e portanto nada melhor que promover um “ jantar de apoio e solidariedade” !
Sobre a resposta do Sr. Presidente, não me sai do pensamento a obra-prima da literatura Espanhola “ D. Quixote de la Mancha” de Cervantes.
1.º A defesa acérrima da sua Chefe de Gabinete, era perfeitamente dispensável, uma vez que esta já demonstrou não ser nenhuma fraca donzela, como “Dulcineia”, mas sim o grande cavaleiro que “D.Quixote” gostaria de ser, pois enfrenta tudo com coragem e bravura.
2.º A vitimação, estou fraco fisicamente e os “Gigantes” (os maus) querem-me fazer mal.
3.º “Os Gigantes”, que afinal eram moinhos, não são todos identificados. É identificado o Dr. Francisco Maurício, caindo assim a tentativa de fazer passar que “o abandono dos pelouros era coisa pessoal do mesmo e que ele e é um grande amigo, que muito respeito”, com amigos assim está o Sr. Vereador bem entregue. Onde é que eu já vi isto?
Não é identificada a Sr.ª Vereadora Joana, que também fez parte e subscreveu a posição do tal júri.
Revelador deste conflito, agora assumido, é facto do Sr. Vereador e da Sr.ª Vereadora não terem sido convidados para uma “ reunião jantar” em que se pretendia definir uma posição de “solidariedade “, afinal parece que nem toda a gente já vai na conversa!
Não são identificados outros dois “Gigantes”, o jornal regional que noticiou os factos e mão criminosa que entregou a notícia.
Por último e mais gravoso não é identificado o “Gigante” da Assembleia Municipal, certamente do grupo do PS que tem 15 elementos, caindo o Sr. Presidente naquilo que a política tem de pior e que faz, cada vez mais, com que pessoas honestas se afastem, afinal é este afastamento que permite aos medíocres continuarem a reinar em grande parte da nossa Administração Pública, que é o processo de intenções, lançando a “suspeição” sobre todos e”tornar-se a vítima”, inspirado na velha politica romana “ dividir para reinar”, Onde é que eu já vi isto?
Ora, faltou aqui o Antigo Presidente (que conhecíamos), que era um Homem de carácter, que nunca sustentou “vícios” dos “utilizadores da política” e que com coragem, lançava directamente a sua lança, dizendo directamente quem é o “traidor do grupo” e colocando-o no seu lugar ou seja expulsando-o do grupo.
Ao pensamento do Sr. Presidente “É ALMEIRIM A CONTINUAR A IMPOR-SE AO RESPEITO DE TODOS” não podemos esquecer o ensinamento popular “PARA SE TER RESPEITO É PRECISO PRIMEIRO DAR-SE AO RESPEITO”

Saturday, February 10, 2007

OS GIGANTES

Num lugar da Mancha, de cujo nome não me quero lembrar, vivia, não há muito tempo, um desses fidalgos que usam lança em hastilheira, adarga antiga, cavalo magro e galgo corredor”.in M. de Cervantes - "Dom Quijote", Cap. I, 1605

Friday, February 09, 2007


Concerteza que SIM

Friday, February 02, 2007

Tema Quente

Informação aos visitantes.
Óbviamente que este "blog" também opinará sobre a situação que envolve a Sr.ª Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Almeirim.
Mas, mais tarde.
1.º Porque possivelmente o tema será abordado em "Vinho & Zurrapa", que só virá para o "Blog" como sempre, após pubicação no "Almeireirinense".
2.º Porque este "blog" é feito no "Álém-Tejo" e como tal, como devem ter notado, anda sempre mais devagar que os demais.
Até lá.
Cumprimentos do
Freguês das Fazendas.

Vinho&Zurrapa IX

Publicado no jornal "O Almeirinense" em 2007/02/01

O Vinho
ÓBIDOS

Tem 141,6 Km.2 e 11.187 habitantes.
O Município criou empresas municipais entre elas a “Óbidos-Requalifica,E.M.”, responsável pela requalificação urbana, que permite inúmeras vantagens, desde logo as obras são taxadas em IVA a 5% e não 21%.
Mas é de outra, a “Óbidos – Patrimónium,E.M.”, que quero falar. Esta empresa com a actividade turística, promove entre muitos, eventos de envergadura nacional e internacional, alguns com centenas de milhar de visitantes.
Basta lembrar “O Mercado Medieval”, “A Semana Internacional de Piano de Óbidos”, “O Festival de Teatro com História”, “Os Grandes Concertos”, “A Vila Natal” e o “Festival Internacional do Chocolate”.
Uma curiosidade é que estes eventos, que custam muito dinheiro, são quase auto-financiáveis, ou seja, a participação do Município, (obtida com o dinheiro dos impostos dos munícipes) é muito reduzida, para o impacto que tem no desenvolvimento do Concelho.
Consegue-se, envolvendo o tecido comercial e social, nomeadamente o comércio, restauração, a hotelaria, e colectividades locais, junta-se grandes equipas, muito trabalho, uma grande liderança e obtêm-se… sucesso.
Noutro nível municipal, o orçamento executado desta Câmara triplicou nos últimos anos.
De parabéns a Sr.ª Vereadora da Cultura da Câmara de Alpiarça, que está a trabalhar com o responsável pela animação cultural de Óbidos, para levar para o seu Concelho este bom exemplo.
Afinal, a humanidade já quase tudo fez ou inventou, basta seguir os bons exemplos.

A Zurrapa
AGENDA XXII (22) – LOCAL – ALMEIRIM.
O conceito de “Desenvolvimento Sustentável”, ainda navega muito longe das nossas águas.
A estratégia para que em Almeirim, consigamos viver com qualidade de vida e sobretudo deixarmos recursos ambientais (água, ar, solos, etc…) para que os nossos filhos, netos, bisnetos e seus descendentes também cá consigam viver com qualidade, não existe.
A Agenda XXI-Local, nascida da “Carta das Cidades Europeias Para A Sustentabilidade (Carta de Aalborg de1994), do “Plano de Acção de Lisboa - Da Carta à Acção” (1996) e da “ Declaração de Hanôver” (2000), pretendia que no Século XXI, se implementasse, estratégias locais de desenvolvimento social e ambiental sustentável.
No Séc. XX, discutiu-se e definiu-se as estratégias para implementar no Séc.XXI (Agenda XXI).
Em “Almeirim” começou-se agora (Sec.XXI) umas conversas intituladas “ Agenda XXI da Lezíria do Tejo”, realizadas pela “CULT”, no pequeno auditório do “CNEMA” em Santarém, ás 10.30 e 15 H. (horário para quem?).
Por certo estas conversas chegarão cá e definiremos durante este século, a estratégia para implementar no próximo, será então a AGENDA XXII – LOCAL.
Cumprimentos do
Vítor Figueiredo
(Mail:ofreguesdasfazendas@sapo.pt )